
Gabrielle Bonganha
Processo Criativo - Casa Kettelhut
A história dessa casa começa há 40 anos, com o primeiro projeto de um jovem Arquiteto da família Kettelhut. Recém-formado, esse foi seu primeiro projeto e possui características de sua época: diversos cômodos, todos bem generosos, cozinha e área de serviço com o mesmo tamanho, banheiros grandes, e tudo bem delimitado, seja por desnível, mureta, pilar ou paredes. Apesar de ser um projeto muito especial, estava no momento de ser ajustado para abrigar a família de sua irmã, e é aí que nós entramos.


FACHADA
Comparando as duas fotos, vemos que a varanda coberta que demarca a entrada da casa foi eliminada, destacando o recuo existente na fachada. Para dar mais imponência à essa entrada, subimos um volume, destacada por revestimento que tem aspecto de pedra, e mantivemos o telhado somente com uma água para o lado esquerdo.
Para ganhar mais uma vaga de garagem, adicionamos um pergolado com cobertura de vidro que protege o veículo do tempo e da exposição do sol sem tirar a luminosidade do ambiente.

A pedido da cliente também fechamos toda a frente com muro, o que também diminui a extensão da vista de quem está na sala, limitando apenas ao recuo frontal da casa.

HOME THEATER
Para dar mais vida à vista de quem está dentro da sala, adicionamos um pequeno jardim frontal e aumentamos bastante a abertura para fora, e o resultado é incrível!


Além de ampliarmos aberturas e transformamos totalmente a fachada, adequamos alguns espaços internos da casa, os quais podemos ver nessa simples planta que fizemos para definir o que seria demolido e o que seria construído:

LIVING
Logo na entrada haviam muitas divisões, as quais delimitavam um escritório e um recuo para uma terceira entrada da casa. Eliminamos algumas para deixar um espaço mais fluido e amplo.




SALA DE JANTAR
A antiga porta de entrada principal era de ferro, com desenho decorativo. Resolvemos trazê-la para a sala de jantar, fazendo o acesso para o novo deck.
A presença da antiga porta no ambiente, onde a família se reúne, traz uma lembrança afetiva. Ela nos recorda de que aquela casa tem uma história, e foi o toque especial que deixou a área do deck mais aconchegante, onde os familiares podem se reunir ao ar livre após um almoço de domingo.



O espaço do deck veio para estender o ambiente da sala de jantar, trazendo uma possibilidade de migrar o encontro de família para um lugar mais aberto e que todos possam estar próximos. O deck é composto por piso porcelanato que imita madeira, pergolado que minimiza a incidência solar e jardim vertical para reforçar a sensação de jardim, ambiente externo.

COZINHA
O espaço onde hoje é a cozinha, era dividida em dois ambientes, um para uma pequena cozinha e outra para uma grande lavanderia com banheiro de serviço.


Com a ampliação do espaço, fizemos um estudo de layout, otimizando a cozinha da melhor forma possível. Ganhamos bancada espaçosa para preparo de alimentos e lavatório, ilha de cooktop com bancada para refeição rápida e uma mesa mais confortável para tomar um café mais informal.


Além de todos os espaços para armazenamento de mantimentos e utensílios, ainda temos uma estante para café, onde podemos armazenar itens de mesa menos utilizados.

A porta de entrada da cozinha corre por trás do móvel onde antes havia uma pequena bancada com cuba. Além dessa abertura, mantivemos a que dava acesso a lavanderia pela área externa para trazer mais iluminação e ventilação.
HALL DE ENTRADA (GARAGEM)
O hall de entrada da garagem também é um ambiente bem espaçoso, mas só era utilizado para um lavatório e um armário embutido.


Mantivemos toda a estrutura, só trocamos os elementos. No armário embutido inseridos um pequeno espaço para o home office. Para dar mais privacidade e valorizar mais esse hall, fechamos o corredor dos quartos com porta de correr.



QUARTOS
Embora os quartos ainda não estejam totalmente finalizados, queremos mostrar um pouquinho para matarem a curiosidade! Os que estão praticamente prontos são a suíte master e dormitório 2, onde desenvolvemos todo o conjunto de estantes com TV no centro e alguns espaços de armazenamento, seguindo os mesmos tons leves de toda a casa: madeira clara e branco.




BANHEIROS
Como mostra o projeto "a demolir/a construir", demolimos a divisão entre os banheiros e separamos em 3 ambientes: closet e banheiro do casal e banheiro social. Eles continuam espaçosos, mais muito mais funcionais!


Para dar uma "cara nova" para os banheiros, sem um custo muito alto, trocamos todos os revestimentos por outros mais novos, neutros e com o melhor custo benefício.

Muito mais adequado para os dias de hoje, e sem um custo muito elevado! Utilizamos porcelanatos neutros, bancada esculpida com porcelanato, móvel com acabamento branco brilhante e área de destaque com o uso de placas que imitam pastilha. O resultado foi um ambiente mais harmonioso e delicado.
O que acharam da reforma total? Escreva aqui pra gente,
Arqta. Gabrielle Bonganha