top of page
  • Foto do escritorGabrielle Bonganha

POR QUÊ CONTRATAR UM ARQUITETO?

Atualizado: 10 de dez. de 2018

Construir a primeira casa é uma conquista muito importante, o que deixa qualquer um ansioso para vê-la pronta logo! Mas para que esse sonho não traga dessabores é preciso tomar boas decisões.

fachada casa projeto pirassununga são martinho arquiteto casa
Casa Figueiras, 2017 - Bairro São Martinho, Pirassununga/SP

A QUAL PROFISSIONAL DEVO RECORRER ANTES DE TUDO?


Sem dúvidas, o Arquiteto é o aliado ideal nessa hora. Ele é capacitado para auxiliar em muitas questões relacionadas à moradia, podendo inclusive acompanhá-lo no momento da escolha do terreno, analisando o que atende melhor suas necessidades, insolação e ventilação, custos com terra, entorno, acesso, entre outros. No caso de um imóvel, o qual o cliente pretende comprar e reformar, será analisada conservação do que existe, custos e as melhores possibilidades de aproveitamento do espaço.

Após a escolha feita, se inicia o projeto arquitetônico com base nas conversas com o cliente. O Arquiteto é um profissional técnico que entende muito bem de dimensionamento de espaços, funcionalidade e estética e buscará primeiro compreender o estilo de vida do cliente e demais moradores, suas aspirações, seus objetivos para depois realizar o projeto. Se pretende expandir sua casa futuramente, isso deve ser pensado nessa fase, deixando as condições mínimas pré-estabelecidas, facilitando futuras reformas e ampliações, como uma casa térrea que um dia venha a ter um segundo pavimento, precisa de uma estrutura preparada para receber essa carga extra futuramente. Deixar espaço para instalação de elevador, ou um quarto adicional também são comuns e necessárias, já que fazer alterações em projeto é muito mais fácil e barato do que fazê-las na etapa da obra.

Se eu insisto em aconselhá-lo mais uma vez para que consiga um arquiteto para dirigir os trabalhos de seu hospital, não é somente porque desejo muito trabalhar para um hospital modelo, mas porque, e principalmente porque, não posso crer que uma obra, da importância da sua, possa nascer sem estudo prévio. É vezo brasileiro fazer as coisas sem plano inicial perfeitamente elaborado; quando se pergunta sobre como ficarão estes e aqueles pormenores, a resposta é sempre a mesma: Ah! Isso depois, na hora, veremos.
Assim fazem-se as casas, os prédios, as cidades; nesse empirismo vive a lavoura, a indústria e o próprio governo. O planejamento, mercadoria altamente valorizada em todo mundo para qualquer realização, não encontrará entre nós o ambiente propício enquanto nós moços não nos capacitarmos da sua necessidade imprescindível. ”
Carta ao cliente – ARTIGAS, Joao Batista Vilanova - São Paulo, 1945.

É MUITO CARO CONTRATAR UM ARQUITETO?


Na verdade, ele é um profissional muito mais acessível do que se pensa, as pessoas só acham caro por que desconhecem suas vantagens.

Ele é o profissional indicado para encontrar o melhor custo/benefício e executá-lo da forma mais prática e objetiva. Uma obra bem planejada evita uma série de atrasos na obra e custos excedentes e desnecessários, e principalmente, o cliente terá o acompanhamento do profissional para solucionar qualquer eventualidade que possa ocorrer. É muito importante a presença do Arquiteto em todas as fases da obra.

Outra vantagem é ter o projeto executivo detalhado, que serve como um documento do que deve ser construído. Além de ter todos os materiais e revestimentos pré-definidos, auxiliando nos orçamentos e compras.

Vale lembrar aqui que muitas vezes só se percebe a necessidade da contratação de um profissional quando você já está habitando a casa, desde cômodos que não comportam sua necessidade de espaço, fachada não atraente, janelas que tem vista para uma parede, quarto que não bate sol, perda de espaço... entre outros, os quais causam enorme arrependimento.


DEVO CONTRATAR UM ARQUITETO OU UM ENGENHEIRO?


O ideal é que os dois trabalhem juntos. Enquanto o Arquiteto estudou 5 anos de projeto e tem noções de estrutura, o Engenheiro estudou 5 anos de estrutura e tem noções de projeto, são formações complementares.

Se você busca uma construção funcional, que tenha beleza, que seja coerente com o terreno e espaço urbano, e estrutura estável, o arquiteto mesmo poderá passar o projeto estrutural para um engenheiro, o que facilita para o cliente.


PROFISSIONAL MULTIFUNCIONAL


Independentemente do que for construir ou reformar, o arquiteto não só projeta construções, ele pode desenhar desde uma cadeira até uma cidade! Valorize o profissional que contratou, pois ele pode trazer soluções que vão facilitar sua vida daqui para a frente.

Há muitos Arquitetos que são renomados designers de imobiliário, inclusive em design de interiores, que é o projeto que complementa a funcionalidade interna das construções trazendo mais qualidade para o ambiente e para sua vida.

Por fim, indico a leitura da carta de João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), da qual retirei o trecho em destaque, defendendo a contratação de um profissional para a realização do projeto do Hospital São Lucas, em Curitiba. Leia na íntegra no link:

http://www.caupr.org.br/?p=12705


Arqta. Gabrielle Bonganha


86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page