top of page

5 plantas para ambientes internos!

  • Foto do escritor: Gabrielle Bonganha
    Gabrielle Bonganha
  • 22 de set.
  • 2 min de leitura

ree

Em 90% dos briefings de interiores do escritório meus clientes relatam dificuldade em cuidar de plantas em ambientes internos, com pouca luz natural, ventilação e pouca terra.

Sim, cuidar de plantas em vaso costuma ser mais desafiador. Isso por que a terra contida no vaso não costuma ser suficiente para garantir os nutrientes que a planta precisa para viver bem e bonita. É necessário uma adubação frequente, vasos que tragam as condições ideais de temperatura à terra e regas adequadas à necessidade de cada planta.


Apesar de todos esses cuidados necessários à maioria das plantas, tem 5 espécies que são super resistentes e costumam sobreviver à falta de alguns desses cuidados. Vou trazer algumas das minhas preferidas:




5º Jibóia: De todas as opções, é a que menos se adapta a falta de ventilação e insolação. Ela fica super bem no ambiente interno, mas pelo menos uma vez por semana é necessário traze-la para um ambiente mais arejado e que bata sol indireto, para que ela se mantenha bonita e crescendo bem. Não precisa de regas tão frequentes, 1x por semana é suficiente, se a terra estiver seca.


Maranta-cascavel (Goeppertia insignis)
Maranta-cascavel (Goeppertia insignis)

4º Maranta Cascavel: Por ter uma folha mais fininha, costuma ser a mais sensível. Se bem cuidada para não pegar pragas, ela fica muito bem em ambiente interno, e precisa de solo umido, sem encharcar. Preste sempre atenção à terra para regar quando necessário. Mantenha na luz indireta para ter uma insolação, mas não muito diretamente para que as folhas não queimem.


Pacová (Philodendron martianum)
Pacová (Philodendron martianum)

3º Pacová: Uma das mais resistentes, a pacová tem os caules mais suculentos e aguentam mais tempo sem regas, caso aconteça. Gosta de ventilação natural, mas não do sol em excesso.

Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)
Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)

2º Espada de São Jorge: A segunda mais resistente, a Espada de São Jorge precisa de pouquíssima rega, daquelas que não precisa se preocupar quando vai viajar por mais de 15 dias, ela ficará bem. Não tem muita necessidade de sol, mas não deixaria em um ambiente muito fechado, sem sol nenhum.


1º Zamioculcas: Essa é a minha preferida para quem tem dificuldade de cuidar e precisa de uma planta para um local fechado, sem sol e ventilação natural. Essa planta parece de mentira de tão brilhante e linda, e ainda sobrevive super bem em ambientes com ar condicionado. Perfeita para ambientes corporativos, bancos, entre outros ambientes fechados.


Apesar disso, é necessário cuidar com carinho e atenção das plantas para que estejam bem e possam tornar o ambiente mais bonito e vivo! Essas dicas podem ajudar a quem não tem muito tempo mas gostaria de ter plantas em casa que sobrevivam a correria do dia a dia. Mas não se esqueça: as plantas são seres vivos e precisam de cuidados!



 
 
 

Comentários


CONTATO:

Cel: +55 19 98172 8057

Email: gabriellebonganha@gmail.com

Rua dos Alecrins, 544, sala 10 - Cambuí - Campinas/SP (Brasil)

FALE CONOSCO:

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Pinterest Ícone

Mensagem enviada!

© 2018 Ga.Bo Arquitetura e Interiores

bottom of page